4.2.13

Django

Ontem fui ver o Django Unchained. E é pura e simplesmente brilhante.

Sou um admirador de Tarantino, aquele louco que consegue tocar o mainstream, mas sem dele fazer parte. 
Aliás, o meu filme favorito de todo o sempre é seu: Kill Bill 1, essa montra de sangue e lutas kitsch.

Podem dizer que este filme é só sangue e niggas por tudo quanto é lado. Mas essa é a mestria do filme e do seu realizador: usar os espichos de sangue em forma de arte. Como um acrescento à beleza do filme e não como um mero derrame de coisas vermelhas. E os niggas têm que lá estar. Porque é uma realidade que foi vivida e que não pode ser escamoteada, apesar de dolorosa para a consciência colectiva ainda viva dos Estados Unidos.

Há imagens brilhantes, tais como a abertura ao estilo Western dos idos anos 60. Ou aquela em que o líder do bando dos sacos é alvejado sem se ver ainda montado no cavalo. No cavalo que não pára e fica coberto de sangue. O próprio Tarantino a ir pelos ares é um comic relief genial. Uma piada sobre si próprio que poucos conseguiriam fazer.
O humor que atravessa o filme todo, com picos aqui e ali, é brilhante. Cáustico. A fazer troça das realidades.

Jamie Foxx está perfeito. A suas mudanças de estilo ao longo do filme são exímias.
Mas, para mim, o melhor, é sem dúvida Christoph Waltz, esse mestre dos pormenores, das caras, da dicção, dos gestos. 

Acho que chega para dizer que achei o filme extraordinário. É tão bom, tão bom que estou capaz de o ir ver outra vez ao cinema.

Agora deixem-me lá regressar à banda sonora no Youtube...

1 comment:

  1. Christoph Watz é mais do que brilhante. Ele é o FILME TODO até morrer e o que acho pena é que os diálogos brilhantes desapareçam quando ele morre e comece uma pepineira à La Tarantino. O cavalinho a fazer acrobacias, please, era absolutamente escusado, mas o filme é bom. Muito bom. Á La Tarantino... Adorei o espichos artísticos de sangue no algodão, no cavalo, na explosão do Tarantino!

    ReplyDelete